Trabalho em altura
08 de julho de 2021Como utilizar um cinturão de segurança corretamente?
Quando falamos sobre trabalho em altura devemos seguir uma série de procedimentos e requisitos necessários para um trabalho seguro, porém alguns detalhes que aparentemente são simples, acabam passando desapercebidos em muitos casos, como o da utilização correta do cinturão de segurança. Infelizmente é muito comum ao andar pelas ruas ou dentro de grandes obras e se deparar com situações no mínimo inusitadas, que vão desde cinturões sem nenhum ajuste até o uso somente da parte inferior, literalmente amarando as alças do ombro na linha da cintura. Já falamos anteriormente aqui no blog sobre qual o modelo de cinturão de segurança ideal para a atividade e agora, tão importante quanto escolher o equipamento correto é também utilizar o equipamento corretamente. Não é difícil observarmos usuários portando ótimos equipamentos, dispondo de um sistema de ancoragem adequado, mas estar utilizando o cinturão de forma errada ou esquecendo alguns cuidados básicos na utilização.
RELEMBRANDO: O QUE É UM CINTURÃO DE SEGURANÇA?
O cinturão de segurança é considerado um EPI (Equipamento de Proteção Individual) utilizado junto ao corpo do usuário, nele é ligado o elemento de conexão (talabarte ou trava quedas). O cinturão dispõe de C.A (Certificado de aprovação), lá você encontrará todos os acessórios que podem ser utilizados com aquele modelo de cinturão, especificados pelo fabricante.
COMO UTILIZAR E CONECTAR UM CINTURÃO DE SEGURANÇA DE FORMA SEGURA?
Comece sempre pela inspeção visual
Antes de utilizar o equipamento, é importante fazer uma inspeção visual, neste sentido, alguns pontos podem ser observados, como:
- Se as argolas do cinturão possuem pontos de oxidação ou trincas;
- Se as fitas estão intactas, não apresentando cortes, sinais de desgaste ou furos;
- Se as marcações obrigatórias no cinturão estão legíveis;
- Se o indicador de queda está intacto (alguns equipamentos hoje em dia possuem esse indicador na parte dorsal do cinto, onde caso a costura do indicador esteja aberta, indica que o equipamento sofreu alguma queda ou impacto de maior proporção).
Vestindo o cinturão de forma correta
#1 Levante o cinturão de segurança pela argola dorsal; #2 Vista o cinturão de segurança pelos ombros; #3 Conecte e ajuste as fivelas das pernas (se o cinturão tiver fivela abdominal, conectá-las e ajustá-las); #4 Conecte e ajuste as fivelas do peito e ajuste as regulagens do suspensório (se houver).
Cuidados com o ajuste das fitas
#1 Ajustar as fitas ao corpo de modo que não fique nem muito folgado ou apertado (Esse ponto é de suma importância, pois ao regular a fita de forma inadequada poderá comprometer a segurança do usuário em caso de uma queda, pois o impacto seria distribuído de forma desproporcional ao corpo, podendo ocasionar lesões e ferimentos graves); 2# Verificar se a sobra das fitas está solta (após o ajuste total do cinto, é comum ter alguma sobra das fitas, é importante prende-las de forma segura, de modo a não ficarem soltas, pois tem o risco de engancharem ou serem cortas em contato com máquinas, objetos ou superfícies durante a atividade).
Funcionamento dos pontos de ancoragem do cinturão
É importante conectar o talabarte ou trava quedas no ponto de ancoragem correto do cinturão, um talabarte de posicionamento por exemplo, deve ser conectado nos pontos laterais do cinturão, já um talabarte para retenção de queda normalmente é conectado no ponto dorsal. Um trava quedas retrátil, também é conectado no ponto dorsal do cinturão, já um trava quedas deslizante para cabo de aço é conectado no ponto frontal. Conectar o dispositivo de ligação no ponto incorreto, pode anular toda eficiência dos equipamentos, casa surja alguma dúvida é importante consultar o manual do fabricante e se necessário contatá-lo para sanar todas as questões.
Armazenamento do cinturão
É importante consultar no manual do fabricante a recomendação para armazenagem de forma correta, normalmente é recomendado armazenar o equipamento após o uso em local adequado com temperatura ambiente.
Limpeza e higiene do cinturão de segurança
Quando necessário realizar a limpeza do equipamento, também é importante consultar no manual do fabricante a recomendação para higienização, normalmente é recomendado a lavagem com sabão neutro e secagem em temperatura ambiente. Essas são mais algumas dicas que trouxemos para contribuir com um trabalho em altura mais seguro, essas recomendações são importantes não apenas para uma maior durabilidade do equipamento, mas principalmente para a segurança do usuário! Saiba mais sobre equipamentos para trabalhos em altura e linha de vida. Gostou do texto? Não deixe de acompanhar o nosso blog para continuar informado sobre as novidades do mundo da segurança do trabalho!