Luvas de Proteção
17 de janeiro de 2022Alta temperatura: conheça as luvas de proteção mais indicadas
Existem diversas atividades laborais que exigem cuidado e segurança do trabalhador. E, por isso, também necessitam de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados de acordo com seu segmento. Entre os mais utilizados estão as luvas, itens indispensáveis, principalmente quando se trata de baixa ou alta temperatura, para proteger as mãos do calor, frio e queimaduras. Neste artigo, vamos falar com mais detalhes sobre o assunto e especificar quais são as luvas mais indicadas para atividades laborais executadas em equipamentos ou com materiais de alta temperatura. Confira!
Atividades em alta temperatura
Executar atividades laborais em alta temperatura, além de ser desconfortável para o trabalhador, também oferece sérios riscos à saúde e segurança no trabalho. Por isso, é fundamental ter atenção ao conforto térmico no ambiente. Não importa se a temperatura é extrema, a utilização dos EPIs adequados é indispensável. Para alta temperatura, existem equipamentos diversos, que devem ser avaliados conforme o tipo de atividade e fonte de calor. O manuseio da máquina de solda, por exemplo, é algo que gera calor extremo e necessita de proteção para evitar queimaduras de diferentes níveis de gravidade em diversas partes do corpo, inclusive nas mãos. Existem vários EPIs que devem ser utilizados por quem ficará exposto a fontes com alta temperatura. Entre eles estão:
- luvas;
- roupas térmicas;
- óculos de proteção;
- máscara de segurança.
Segundo a Norma Regulamentadora (NR) 6, da legislação sobre segurança no trabalho, qualquer atividade que acarrete risco, a empresa é obrigada a fornecer os EPIs necessários. O Anexo I da norma traz a lista de EPIs para proteção dos membros superiores, dentre eles as “luvas para proteção das mãos contra agentes térmicos”.
Luvas ideais para alta temperatura
Para escolher uma luva ideal para alta temperatura é necessário avaliar alguns riscos ambientais, como qual a temperatura máxima da fonte de calor e por quanto tempo o trabalhador ficará exposto ao ambiente. Com isso, é possível analisar e escolher qual o EPI para as mãos é mais indicado ao serviço. Confira, a seguir, algumas opções.
Luvas em fibra de Kevlar®
As luvas em fibra de Kevlar® são equipamentos que oferecem resistência mecânica e alta temperatura. O material tem espessura mais fina agregando destreza e alto nível de sensibilidade tátil aos equipamentos. Sua resistência chega a 500 °C, quando recoberta de silicone, e até 250 °C combinada com outros materiais, como:
- fios de aço;
- látex natural;
- fibras de vidro;
- fibras sintéticas;
- revestimento nitrílico foam.
Elas também protegem o manuseio de peças cortantes.
Luva em couro
As luvas feitas em couro também são ótimos equipamentos para proteção em ambientes e manuseio em alta temperatura. Sua proteção térmica resiste a 350 °C e é indicada para trabalhos com soldagem. Ela também apresenta ótima resistência ao manusear agentes mecânicos. Sua maior utilização tem sido na indústria:
- naval;
- automotiva;
- siderúrgica;
- metalúrgica.
Luva de silicone para alta temperatura
As luvas de silicone para alta temperatura são impermeáveis e oferecem alta resistência em atividades com temperatura até 500 °C. Elas são ideais para proteção das mãos e antebraço, graças ao seu punho alongado. Sua palma antiderrapante evita o deslize do objeto manuseado. O equipamento é utilizado em indústrias alimentícias, como:
- cozinhas;
- autoclave;
- restaurantes;
- panificadoras;
- lavanderia industrial;
- refeitórios industriais;
- trabalhos com vapor d'água.
Luva de fio térmico com látex foam
A luva de fio térmico com látex foam tem banho parcial de látex, que possibilita o manuseio de peças úmidas ou oleosas com excelente aderência. Sua proteção térmica chega a 250 °C e proporciona resistência mecânica, com maior proteção para riscos combinados.
Luva de fio thermastat
A luva de fio thermastat é produzida com fio de alta tecnologia para proteção térmica. O equipamento oferece segurança contra temperaturas extremas de -30 a 100 °C, ideais para ambientes com riscos físicos mistos. Além disso, proporciona destreza para atividades secas com alta temperatura, e sua baixa espessura facilita o uso combinado com luvas impermeáveis, quando é necessário em atividades molhadas. Agora que você já sabe tudo sobre luvas para atividades em alta temperatura, que tal ler o artigo sobre Como utilizar corretamente suas luvas de proteção? Clique e confira!