Máscara de Solda
04 de novembro de 2020Como usar a máscara de solda?
Como sabemos, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, o trabalho com solda é indispensável em vários setores da indústria e é também um dos trabalhos onde o colaborador está exposto a uma série de riscos combinados. A legislação brasileira já prevê que esta categoria tem direito a insalubridade e a garantia de aposentadoria especial por tempo de serviço. O INSS tem regras especificas para esta classe. A exposição contínua aos riscos destes trabalhadores é preocupante e precisamos nos atentar em como melhorar as condições de trabalho desta categoria, tornando as jornadas de trabalho as mais seguras e confortáveis possíveis. Queremos conversar um pouco sobre um EPI que ainda é pouco utilizado e quando é, ainda com dificuldade de adequação à ferramenta: as Máscaras de Solda Automáticas ou de auto escurecimento, como também são conhecidas. Esta dificuldade de uso existe porque é necessário fazer ajustes e regulagens para ter o melhor aproveitamento do equipamento. E é aqui que introduzimos o objetivo desse texto: explicar quais são os pontos principais para utilizar corretamente uma máscara de solda automática. Será que você realmente sabe como utilizar e regular uma máscara de solda automática? Leia este texto e fique por dentro de todos os mecanismos que este EPI pode oferecer.
Melhorias na ergonomia de uso e ajustes
O primeiro grande benefício a ser percebido quando passamos a fornecer para nossos colaboradores as Máscaras de solda automáticas é uma melhora significativa na ergonomia de uso. Com as máscaras tradicionais o usuário precisa fazer o levantamento e posicionamento manualmente e é comum que isso seja feito com um pequeno "coice" com o pescoço para ganhar agilidade no serviço. Este movimento é extremamente prejudicial ao usuário e propicia a longo prazo o aparecimento de doenças ocupacionais como a LER. Nas máscaras automáticas não é necessário ficar reposicionando o visor, esta possibilidade por si só já garante uma melhor ergonomia e com efeito complementar, uma melhora na qualidade do serviço executado, uma vez que proporciona maior controle e precisão no processo da solda.
E vamos aos ajustes de ergonomia propriamente ditos:
Carneira – esta armação permite maior conforto e um ajuste fino do posicionamento da máscara, garantindo que não fique com sobras e/ou apertada demais, o que facilita o uso e torna o EPI mais confortável. Ajuste de profundidade – Este ajuste permite aumentar ou diminuir a distância da máscara em relação ao rosto do usuário, facilitando o uso compartilhado com máscaras de proteção respiratória. Mais uma vez pensando no conforto e no aproveitamento máximo das capacidades de uso do EPI.
Regulagens para melhor performance e proteção
Além das regulagens que já falamos, temos mais 04 que são fundamentais para o melhor uso e aproveitamento desta ferramenta, vamos falar sobre elas na ordem correta que devemos seguir.
O primeiro bloco de regulagem está na parte interna da máscara:
Botão seletor de MODO: Esmeril / Solda – Primeiro devemos definir se a atividade a ser realizada é de solda ou de esmerilhamento. Esta regulagem garante a proteção adequada para cada tipo de atividade e traz mais conforto visual ao usuário. Botão seletor de TEMPO DE RETORNO: Longo / Médio / Curto – Esta regulagem define o tempo de retorno de clareamento da lente, isso traz mais conforto e proteção para peças pesadas que permanecem mais tempo incandescentes.
O segundo bloco de ajustes permite maior proteção e sensibilidade visual:
Botão seletor de TONALIDADE: A máscara de solda opera com opções diferentes de tonalidade para proteger o usuário contras as mais diferentes faixas de intensidade, abrangendo as tonalidades de 4.0 a 15.0. É importante saber que para cada tipo de solda e amperagem a ser utilizada existe uma tonalidade específica! Para simplificar a sua vida, disponibilizamos uma tabela para consulta rápida dos colaboradores, além disso, realizamos treinamento de uso e conservação. Botão seletor de SENSIBILIDADE: Este botão permite uma regulagem mais fina do tempo de fechamento, isto é, do auto escurecimento assim que detectada a luminosidade intensa, oferecendo mais conforto visual e segurança.
EPI com diversos recursos e retorno
Todas essas funcionalidades apontadas acima visam proteger nossos colaboradores da maneira mais assertiva, mas tudo que traz tecnologia embarcada requer treinamento constante... por isso, é importante estar atento a este fato que muda o jogo e pode proporcionar, além de uma grande melhora na proteção, uma redução de custo com o desperdício de materiais, tempo hora homem trabalhada, melhorias profundas na qualidade dos serviços executados, sem falar nas reduções das taxas de absenteísmo. Quer contar com a ajuda de especialistas em segurança do trabalho? Não deixe de entrar em contato com a Danny EPI, e escolha as luvas certas para o trabalho! Gostou do texto de hoje? Não deixe de acompanhar o nosso blog para continuar informado sobre as novidades do mundo da segurança do trabalho!