Danny Sustentável
07 de junho de 2023Como a poluição dos Oceanos podem gerar prejuízos para a Indústria Brasileira | Blog Danny Sustentável
Mares e oceanos, além de serem vitais para a sobrevivência da vida no planeta, desempenham um papel fundamental na economia mundial, incluindo a indústria brasileira. As grandes extensões da água influenciam diretamente setores como pesca, turismo e energia, além do transporte marítimo, demonstrando como o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental estão intrinsecamente conectados.
Relevância do Transporte marítimo para Industria Brasileira
Segundo a International Chamber of Shipping (Câmara Internacional de Navegação) 90% do tráfego comercial internacional é realizado através dos oceanos, o Brasil está dentro desta tendência e depende fortemente dos transportes marítimos para seu comércio internacional. Atualmente, o Brasil tem 36 portos localizados ao longo da sua linha costeira.
A saúde dos oceanos pode comprometer toda a cadeia de produção brasileira, isso porque o transporte marítimo é utilizado na importação de produtos e insumos para fabricação de várias indústrias como eletrônica e automotiva, assim como na exportação de produtos, afetando gravemente a agricultura, a indústria alimentício e de óleo & gás.
Como a poluição afeta os preços na Industria?
O custo do modal marítimo dos produtos que fazem uso deste meio de transporte em algum momento da sua produção, é uma variável importante no custo final do produto.
Transporte de matéria prima mais caro, pode encarecer o custo final do produto. Assim como o aumento da despesa no transporte do produto pode afetar o volume de exportação de produtos fabricados no Brasil.
Quaisquer atrasos ou interrupções podem encarecer o preço de produção e prejudicar economicamente de forma grave todo um setor. Por isso, é importante que as rotas de transportes marítimos sejam mantidas seguras, eficientes e livres de obstáculos.
Nesse sentido, a preservação dos oceanos é um elemento chave. A poluição dos oceanos pode levar a uma alta no número de acidentes marítimos, prejudicando a eficiência do transporte marítimo. Além disso, as mudanças climáticas, que provocam o aumento do nível do mar e o aumento da intensidade das tempestades, também são uma ameaça significativa.
Como acontece a poluição dos oceanos?
Derramamento de óleo
Derramamentos de petróleo, tanto de acidentes com navios-tanque como de plataformas de perfuração, podem obstruir as rotas marinhas prejudicando o comércio internacional. Gerando impactos devastadores nos ecossistemas marinhos, impedindo que as áreas afetadas sejam habitadas por anos.
Poluição por plásticos
Segundo a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (Organização de Ciência e Pesquisa Industrial da Commonwealth), 14 milhões de toneladas de plástico estão submersas nos oceanos, e a cada ano, milhões de toneladas plásticos e outros resíduos industriais e urbanos são despejados nos mares.
A poluição por plásticos e outros descartes flutuantes representa um risco direto ao tráfego marítimo. Podendo danificar os motores dos navios ou causar acidentes ao ficarem presos nas hélices, além de tornar vias navegáveis menos seguras, exigindo um monitoramento constante.
Esgoto
O despejo de dejetos de esgoto causa a proliferação de bactérias que ocasiona na eutrofização, processo onde acontece o crescimento excessivo de algas que consomemoxigênio da água e impedem que os raios solares cheguem nas plantas subaquáticas. Impedindo que seres nativos sobrevivam nas regiões com estas condições.
A eutrofização, além de prejudicar a vida marinha, também podem liberar gases nocivos, como o sulfeto de hidrogênio, que podem ser perigosos para os navios.
Mudanças climáticas e aquecimento global
A poluição também contribui para aumento do aquecimento global, que por sua vez causa mudanças climáticas, resultando em eventos climáticos mais frequentes, como furacões, tsunamis e tempestades, que interrompendo o tráfego de navios e aumentar o risco de acidentes marítimos.
Como as empresas podem ajudar no cuidado de mares e oceanos?
É papel também das empresas cuidar e promover a vida saudável dos mares e oceanos através de ações teóricas e práticas.
Transporte marítimo sustentável
Adoção de práticas de transporte marítimo sustentáveis, como a melhoria da eficiência energética dos navios, o uso de embarcações que emitem menor número de gases causadores do efeito estufa (como o carbono) e a adoção de sistemas de gerenciamento de água de lastro para evitar a introdução de espécies exóticas.
O que é neutralização de carbono CO2? | Blog Danny Sustentável
Reutilização de plásticos e resíduos
Adoção de uso e fabricação de produtos que utilizem plásticos e outros resíduos retirados dos oceanos. Assim como a redução do uso de plástico e a substituição nas operações por produtos biodegradáveis.
Parceria para conservação oceânica
Organize mutirões de limpeza das praias, financie ONGs de cuidados com o oceano. As empresas podem formar parcerias com organizações governamentais, não governamentais e outras partes interessadas para apoiar iniciativas de conservação oceânica. Isso pode incluir a contribuição para a pesquisa científica, a defesa de políticas de proteção oceânica e o apoio a esforços de limpeza de praias e oceanos.
Conscientização da sociedade
Use datas comemorativas como o dia dos oceanos (8 de junho), ou o dia da água (22 de março) para promover a conscientização de públicos de interesse do seu setor para conscientizar, alertar e incentivar práticas de cuidado aos mares e oceanos.
Empresas, indústrias e funcionários podem desempenhar um papel fundamental na proteção dos oceanos, beneficiando não apenas o ambiente marinho, mas também a economia global da qual as empresas estão inseridas. Veja mais posts sobre ESG e sustentabilidade no blog Danny Sustentável.
Fontes: Ministério da Infraestrutura, International Chamber of Shipping,