Editorial COVID-19
10 de dezembro de 20207 Hábitos para diminuir as chances de contrair o COVID-19
Pouco a pouco muitos de nós já estão retomando a rotina anterior a pandemia causada pelo COVID-19.
Mas sabemos que a realidade agora exige cuidados especiais e que neste momento precisamos mais do que nunca zelar uns pelos outros.
Várias medidas de prevenção foram adotadas para ajudar nesse processo de recuperação da rotina e, mesmo sem a previsão exata de quando isso irá acabar (ou se um dia irá acabar), precisamos cumprir rigorosamente todos os cuidados de segurança para conter o vírus o mais rápido possível.
Dentre todas as recomendações, selecionamos 7 que, se cumpridas, certamente irão diminuir as chances de contrair o vírus:
- Higienize as mãos antes de sair de casa com água e sabão e reforce várias vezes ao longo do dia, inclusive com álcool em gel 70%.
- Mantenha as mãos longe do rosto, principalmente da boca e dos olhos.
- Cubra sempre a boca e o nariz com o antebraço ou com um lenço de papel quando precisar tossir ou espirrar.
- Quando for preciso, procure utilizar elevadores individualmente ou até 3 pessoas. Em caso de elevador cheio, aguarde o próximo ou utilize as escadas.
- Para os casos de uso de carro, higienize o veículo com lenço umedecido ou toalha de papel com álcool 70%. Certifique-se que o volante, freio de mão, cambio de marchas, maçaneta interna das portas e controle dos vidros e do rádio estejam corretamente higienizados.
- Ao chegar em casa, é importante lavar bem as mãos com água e sabão. Troque a sua "roupa de rua" e vá direto tomar um banho. Somente depois tenha contato com as outras pessoas da casa.
- Não é recomendado cumprimentar nenhuma pessoa através de contato físico: beijos, abraços e apertos de mão, neste momento, estão fora de cogitação.