Editorial COVID-19

16 de agosto de 2021

Diferença entre as máscaras cirúrgicas descartáveis

pt https://www.danny.com.br/public/files/d89M3CCcMur0FB5919vxA4giAYaxrpIBSub5gwYW.png

Após o início da pandemia do coronavírus no Brasil, as fabricantes de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), especificamente as de máscaras cirúrgicas, obtiveram aumento na fabricação do produto, devido à alta procura da população. Nos últimos meses a procura por máscaras descartáveis, que já era alta se intensificou. Os produtos que antes eram direcionados a área hospitalar, vem atendendo a população em geral, que está preferindo o uso das máscaras descartáveis as confeccionadas em pano. Mas você sabia que existem diferenças entre as máscaras, e dentro dessas diferenças existe níveis de proteção? Continue lendo este artigo e descubra o tipo de máscara que você usa!   No mercado, existem máscaras diferenciadas por camadas, sendo elas: uma, duas e três camadas. E como citamos acima cada uma delas corresponde a um nível de proteção. Estudos da Universidade de São Paulo (USP) revelam que máscaras cirúrgicas de até 3 camadas filtram 89% das partículas, tendo desempenho inferior apenas as máscaras N95/PFF2. A pesquisa enfatiza que quanto maior o número de camadas, maior o desempenho das máscaras. Por isso, atente-se para este requisito no momento da compra, dando prioridade para máscaras de três camadas. Mas além destas camadas, outros detalhes das máscaras colaboram na melhoria do desempenho, por exemplo o clipe nasal.  

O que é clipe nasal e para que serve?

O clipe nasal é a peça de metal que fica na borda superior da máscara. Ele serve para moldar a máscara ao contorno do seu nariz, promovendo uma melhor vedação evitando o trânsito de partículas do ar para o nariz e boca do usuário. Verifique no momento da compra da sua máscara se o ela possui este apetrecho. Ele é muito importante para maior eficácia do produto.  

Como utilizar a máscara cirúrgica

  • Retire a máscara suja pelo elástico, evitando contato na parte central da máscara;
  • Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel;
  • Ajuste a máscara nova bem ao rosto, com o clipe nasal modulado ao contorno do nariz. Lembre se que a máscara deve cobrir nariz e boca.

 

Qual o lado correto de utilização das máscaras cirúrgicas?

atualmente no mercado, se encontra facilmente máscaras que contém duas cores, geralmente azul com branca e toda branca, mas existem outras cores também. Nestes casos o lado mais escuro fica para fora, lado mais claro para dentro. Já no caso da máscara branca, as dobras para cima para o lado de dentro e dobras para baixo para o lado de fora (fotos abaixo).  

Devo reutilizar as máscaras cirúrgicas?

Não é recomendada a reutilização de máscaras cirúrgicas. O correto é realizar o descarte após 4 horas de uso ou caso já estejam húmidas.  

As máscaras cirúrgicas são as melhores para proteção contra a COVID-19?

As máscaras de melhor desempenho no impedimento do trânsito de partículas são as máscaras PFF2 (também chamadas de N95). Estas máscaras possuem eficácia de 95%, enquanto as máscaras cirúrgicas podem chegar até 89%. Diferença entre as máscaras PFF2, N95 e KN95. Lembre-se que o mais importante é que você faça o uso da máscara, mas, se possível, dê preferência para máscaras com maior grau de proteção. Mesmo se você já está vacinado, não há garantir de não contrair ou transmitir o vírus da COVID-19. Veja outras orientações sobre máscaras e outros assuntos relacionados ao coronavírus no Editorial COVID-19.  

Fontes: IBSP (Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente), Grupo NotreDame Intermédica, CNN Brasil e BBC Brasil.