Depois de todo esse tempo de pandemia, onde a maior parte do tempo precisamos estar em isolamento social... você já se perguntou como está o seu corpo? Já se acostumou a rotina de home office? Está se sentindo menos cansado e mais produtivo?
Neste dia, vamos ajudar a trazer leveza para a sua rotina de trabalho em casa com algumas dicas ergonômicas. Desta forma, conseguimos amenizar os
impactos físicos e emocionais causados pelas mudanças de hábito.
Erros comuns do Home Office
Apesar de estarmos cansados de saber que trabalho em casa não deve ser feito em qualquer lugar, muitas pessoas optam pelo "conforto" da cama ou do sofá.
Um perigo eminente neste tipo de hábito, são as consequências que o ambiente de trabalho pode gerar no nosso corpo. E, isso vale desde a falta de produtividade até as famosas dores nas costas.
Outro erro muito comum para quem está trabalhando em regime de
home office é não contar com uma cadeira e mesa, que são objetos essenciais para o desenvolvimento do trabalho.
Dicas ergonômicas que farão a diferença no seu corpo e na sua produtividade
1. Escolha um local adequado para o trabalho
Sabemos que trabalhar em casa é um desafio, ainda mais quando ficamos tentados a ir para qualquer canto da casa com o computador. Por isso, organizar um espaço com uma mesa e cadeira é fundamental.
2. Esteja atento à postura
Como dito acima, se não estamos sentados numa mesa com uma cadeira adequada, nossa postura cai de 100 para 0% no que diz respeito a saúde da coluna.
Não adianta, a cama e o sofá podem trazer conforto, mas são os vilões da saúde da nossa coluna quando trata-se de trabalho. Afinal, é necessário ficar uma quantidade razoável de tempo na mesma posição e se essa não for adequada, as consequências são as famosas dores nas costas ao final do dia.
Preste atenção na sua postura, além de ajudar o corpo a entender que você está em um momento de trabalho, sua coluna irá agradecer no final do dia.
3. Faça alongamentos
Durante toda a jornada de trabalho é importante que você se levante, regularize sua respiração e faça algum tipo de alongamento. Seja ele nas costas, nos braços e até mesmo nos pulsos. Faça intervalos de duas em duas horas de pelo menos cinco minutos para alongar o seu corpo, beber água e voltar ao trabalho. O corpo agradece!
4. Recomendações essenciais para a postura
Aqui vai algumas regras essenciais para obter a postura ideal durante toda a sua jornada de trabalho:
I. Pescoço alinhado com o tronco;
II. Antebraços sempre apoiados, com os cotovelos próximos ao tronco;
III. Coluna reta e sempre apoiada com as costas na cadeira;
IV. Pés inteiramente apoiados ao chão.
Controle sua jornada
Nada de deixar a pausa do almoço pra lá! É muito importante respeitar seus horários e seguir com a rotina como se estivesse no escritório.
Cuide da sua saúde mental
Faça pausas dentro do período de trabalho, faça atividades físicas leves, alongamentos, atividades aeróbicas, para que haja um momento de relaxamento do seu corpo e você consiga encontrar equilíbrio com a sua saúde mental.
Fonte: somosh.com.br